segunda-feira, 15 de abril de 2013

Teologia de libertação



A teologia da libertação buscar o oprimido, aonde quer que ele esteja, nas fabricas, nas favelas, nos campos, nas ruas. A teologia da libertação é um encontro político onde, várias correntes da fé buscam a libertação, os oprimidos do mundo, os sujeitos sem fala.

Foi Paulo Freire quem deu consistência a essa forma de agir.Ele que descobriu a pedagogia da autonomia. De que o individuo é condicionado pelo meio, e não determinado, e descobre que o mundo é capaz de mudar na sua tentativa de se relacionar com o mundo, e assim descobre que o mundo é histórico. Revela  assim, uma situação na qual é possível mudar o mundo não somente através da própria ação mas através da ação coletiva, que quando se relaciona se afirma como humano. Quer dizer que é através desta ação consciente que o homem descobre que é agente da transformação.

Esta descoberta é revolucionário, porque é do contato mais intimo entre o homem e o mundo, na produção mais audaciosa, aí existe um conhecimento, que talvez não tenha a pretensão de se fixar como ciência, como teoria, como posteriori, mas sim um conhecimento que se estrutura no cotidiano. É conhecimento porque é uma capacidade da mente humana, mas não se fixa, não porque não queira, mas porque não é isso que o move, o que o move e a própria dinâmica do mundo.

Este conhecimento vem de uma realidade concreta, uma realidade que por mais dura que seja, não é eterna, e por mais dinâmica que seja não é fluída, logo, este conhecimento concreto resultado e motor da ação de um sujeito concreto vem da luta, da luta para se mudar o mundo injusto no qual vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário