quarta-feira, 24 de abril de 2013

A Lenda do Condor



A Lenda do Condor

Se conta que numa comunidade, um homem vivia com sua filha. a filha levava para pastar as ovelhas, lhamas e outros animais. Cada dia um jovem vestido com elegância a visitava. Tinha uma roupa bonita roupa negra, cachecol branco, chapéu e tudo mais. Visitava a cada dia a mocinha, e viraram bons amigos. Brincavam sempre. um dia começaram a brinca deste jeito: “você me levanta e eu te levanto”. Então o jovem levantou  a mocinha. Quando ela percebeu que estava voando.
O jovem pós a mocinha dentro de um nicho num barranco. Ali o jovem se transformou em Condor. Por um mês, dos meses, o condor criava a mocinha. Lhe dava todo tipo de carne: carne assada, carne cozida. Quando já estavam alguns anos juntos, ela chegou a ser esposa. a jovenzinha deu a luz um menininho, porém chorava dia e noite por seu pai, a quem havia deixado na comunidade. “Como pode ficar sozinho meu pai? ¿Quem está cuidando do meu pai? ¿Quem está cuidando da minhas ovelhinhas? Me leve de volta ao lugar donde me tiraste. Me leve de volta para lá!”, lhe suplicava ao condor. Pero ele não lhe dava bola.

Um dia um beija-flor apareceu. a jovem lhe disse: “Ai, beija-florzinho, meu beija-florzinho! ¿Quem como tu tem azas? Eu não tenho nenhuma maneira de descer daqui. Faz mais de um ano, um condor, disfarçado de homem, me trouxe aqui. Agora sou mulher. e dei a luz a seu filho”. o beija-flor respondeu: “ Não chores. Vou te ajudar. Hoje irei a contar a teu papai donde estás, e teu papai virá a te buscar”. a jovem lhe disse: “Beija-florzinho. ¿Conhece minha casa? na minha casa tem muitas flores belas, te asseguro que si me ajudar, todinhas as flores que tem na minha casa serão para ti”.

Quando disse isso, o beija-flor voltou contente ao povoado, e foi contar ao pai da moça: “Descobri aonde está sua filha. Está em um nicho de um barranco. É mulher de um condor. Porém vai a ser difícil resgatá-la. Temos que levar um burro velho”, disse o beija-flor, e contou seu plano ao velho. Foram, levando um burro velho. Deixaram o burro morto no chão. e enquanto o condor comia o burro, o beija-flor e o velho ajudaram a moça a descer o barranco. Depois levaram dois sapos: um pequeno, outro grande, e os deixaram no nicho do barranco. Desceram o velho e sua filha e foram até o povoado. o beija-flor foi até o condor, e lhe contou: “Hei, condor. Você não sabe que desgraça aconteceu na tua casa”.
“¿O que aconteceu?” o condor lhe perguntou.
“Tu mulher e teu filho transformaram em sapos”. O condor foi voando averiguar. Nem a jovem, nem seu filho estavam dentro do nicho, somente dois sapos. o condor se assustou, porém não pode fazer nada; e o beija-florzinho passa todos os dias entre as flores na casa da mocinha. Enquanto ela, seu filho e seu padre vivem felizes na comunidade.


Fonte: http://cuentosandinos.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário