quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Autofagia


Estava viajando com um advogando pela Régis, ou BR116, que tem pedágio abaixo dos 3 reais. Este senhor achou um absurdo tal preço, argumentou que muitas empresas de administração de estradas haviam deixado o país em busca de oportunidades mais favoráveis em outras praças. Para ele eram mais adequados os R$ 21,20 cobrados no sistema Imigrantes-Anchieta. Segundo o site Fórum Popular contra o Pedágio, coloca que as estradas em São Paulo custam o dobro do quilometro rodado nos Estados Unidos, o dobro é um exagero de oportunidade.

Fiz uma conta rápida, sob a média de uso de 40mil veículos de passeio diária(média baixa para a rodovia), a receita bruta é de 300 milhões, não acredito que este valor seja tão baixo. 

Digo que acho pedágio um esculacho, pois trava totalmente o trafego entre regiões. Mas esse não é exatamente o assunto. O que eu queria falar é que acho inusitadíssimo é como a classe média defende ações que vão contra seu próprio interesse, e sob seu próprios preconceitos ou sob uma consciência meio esquizóide. Conversei com moradora de Pinheiros que sorria quando falava da valorização imobiliária do seu bairro, valorização esta que a forçou a mudar para região mais periférica da cidade. Fora os aplausos ao fim da CPMF que cortou fonte de recursos para a saúde, cobrando de sujeitos que tinham condições fiscais digamos, mais privilegiadas.

Por que será que a classe média é tão autofágica? Sempre quis saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário