quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

conto 3

Os animais correm desesperados para a escuridão da mata. Um homem sábio reconhece que só pode ser Jurueca que provocou tamanho pavor e também se recolherá antes que o monstro o veja.
Jurueça é uma criatura que caminha comendo tudo que existe. Movida por uma fome furiosa, que não poupa nem a mais duras das pedras. Seu corpo coberto por mil bocas atacam a tudo que esteja a seu alcance, e são capazes de descobrir até o ser mais oculto passível de ser devorado. Todos devem temer Jurueça. Todos sabem disso.

Entretanto poucos sabem que este monstro que provoca tanto medo, já foi uma bela jovem, que tinha tanta vontade de conhecer o mundo que fez brotar em sua testa um terceiro olho. Mas a jovem queria mais, e logo surgiu um olho em sua garganta. Não satisfeita fez surgir um quinto olho em seu umbigo, em seguida um sexto em suas costas. Sua curiosidade era tanta que logo seu corpo estava coberto por olhos, que desejavam ver tudo que existia.

Aqueles olhos desejosos da experiência, não se contentavam em ver, foi um passo para que eles engolissem tudo que estavam a seu alcance. Jurueça em seu desespero de conhecer, acabou sendo condenada a vagar pelo mundo devorando tudo que se pusesse em seu caminho numa vontade de conhecer que não podia ser satisfeita.

Entretanto, a bela jovem que habita o corpo do monstro, uma vez por dia, antes que o sol se ponha, faz um esforço e fecha todos seus olhos-bocas, revelando toda sua beleza. E por alguns instantes ela se banha nas águas de uma cachoeira, na esperança de viver uma calma que foi perdida para sempre .
Um dia, como fazia sempre, Jurueça fechou todos os seus olhos e foi banhar-se, sem perceber que um jovem se aproximava podendo ver toda a beleza perdida do monstro. O jovem olha maravilhado para tanta beleza, até perceber que os olhos começam a se despertar, e foge de um golpe só, mantendo-se inpercepido.

O jovem resolve observar o banho da Jurueça todos os dias, fugindo ao perceber que os olhos começam a se abrir. Sem conseguir resistir, ele vai se apaixonando pelo monstro. Até um dia, que incapaz a resistir a sua paixão ele se aproxima enquanto Jurueça se banha. E ajoelhado diz:

_Jurueça_Diz o rapaz.
O monstro se vira assustado, abrindo de uma vez todos os olhos.

_Você é a coisa mais formosa que vi em toda minha vida. E queria dizer que todo meu amor é seu.
Jurueça se emociona com o amor daquele jovem. Justo ela que havia se acostumado com o pavor e ódio de todas criaturas, agora ela podia receber o amor.

Os mil olhos de Jurueça então se encham de lagrimas. Seu coração, acelera, como acontece com os amantes e tomada do mais puro amor, ela devora de uma só vez o jovem.

Um comentário: